quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O dia do cliente

Data reforça a importância de desenvolver ações de relacionamento

Hoje, 15 de setembro, em 14 estados brasileiros e 167 municípios comemora-se oficialmente o Dia do Cliente. Criada pelo consultor João Carlos do Rego, a data homenageia essa fugura tão importante, já que o cliente é a única razão de existir todos os produtos e serviços das empresas. A iniciativa foi criada a partir da constatação de que a fidelização e o relacionamento com o cliente são ações pouco desenvolvidas no País. "Este dia é fundamental para o comércio, pois aprimora relações comerciais, estimula ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade e cria novas oportunidades de negócios" explica Rego.

Por isso, o Dia do Cliente foi feito para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. "Um dia para mostrarmos aos clientes o quanto eles são importantes. Um dia para promoções especiais, campanhas de vendas, anúncios, campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, decorações, brindes e tudo o mais que puder ser feito para reverenciar a figura do cliente", completa. O propósito da data está em promover uma ampla conscientização coletiva a respeito da importância da figura do cliente.

Estrategicamente, a data de homenagens e agradecimentos ao cliente foi escolhida para ser no dia 15 de setembro, por não haver nada no calendário comercial. Segundo João Carlos, há diferenças entre cliente e consumidor, cuja data é comemorada em 15 de março. "Consumidor é aquele que compra para seu próprio uso e não para revender, já cliente é o que compra com o caráter da habitualidade de um mesmo fornecedor; a figura do antigo freguês", explica.

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