quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Corretagem de imóveis: Organização da categoria é fundamental

Após a formação no curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), ele estagiou na empresa. Logo em seguida, evoluiu e tornou-se supervisor. Após esse período, Helvio abriu seu próprio escritório, localizado na Água Fria, onde permanece até hoje. 

Desde então, são 25 anos, atuando na zona leste de Fortaleza, indo do Iguatemi até o Iguape. Na atuação cotidiana, o corretor especializou-se no ramo dos loteamentos.


Associação
Atualmente, Helvio preside a Associação de Corretores do Estado do Ceará. De acordo com ele, a instituição, que surgiu em junho 2009, nasceu justamente da necessidade de maior colaboração com a categoria.

Além disso, a entidade que hoje agrega cerca de 380 associados, também teve como premissa inicial, segundo o corretor, suprir as falhas dos órgãos representativos, que na avaliação de alguns profissionais deixam a desejar.
Segundo Helvio, a associação conta dentre outras coisas com setor jurídico, que atua sem cobrança de taxa alguma. Além disso, convênios com clubes e credenciamentos também tem sido atividade realizadas pela associação. “Queremos facilitar a vida financeira e profissional do corretor, realizando todo procedimento necessário”, ressaltou.

Futuro 
Esse ano, ele destacou que a associação realizará o curso Prática de Transações Imobiliárias, que busca treinar o corretor desde a sua apresentação pessoal até o pós venda. O representante destacou que a associação é o local onde o profissional tem “vez e voz”. “Lá, posso garantir que damos a categoria o respeito que ela merece. E organizar-se é fundamental”, ressaltou.


Capacitação 
E com o crescimento do mercado, além de organização, capacitar também tornou-se imprescindível para esse segmento. Para Helvio, uma das maiores mudanças para os corretores no decorrer do tempo foi à profissionalização. “Noto que houve uma profissionalização da categoria. E o retorno da sociedade é bem maior. Porque antes éramos visto no mercado como um profissional sem credibilidade. E, hoje, somos vistos como figura importante no mercado de imóveis, pois beneficiamos e protegemos os direitos de quem está adquirindo um imóvel”, argumentou.

De acordo com ele, o mercado está claramente exigindo mais. E com maior acesso a informação, mais os clientes cobram desses profissionais. Segundo Helvio, as novas atuações pedem profissionalização, e quanto mais organizado e preparado, o profissional que maior êxito tiver no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário