domingo, 15 de agosto de 2010

Como comprar terrenos em loteamentos com segurança

 - Construir a própria casa é trabalhoso, mas, por outro lado, possibilita que a pessoa escolha exatamente a planta, a localização e o acabamento que deseja. Para quem prefere construir a comprar uma casa pronta, a realização do sonho começa com a compra de um terreno em loteamento. No Brasil, adquirir um terreno pode ser também um bom investimento, tendo em vista o potencial de valorização e o aumento da urbanização, mas é fundamental comprar bem.

Para investidores ou leigos garantirem um bom negócio, Ciro Schmeil, CEO da Scopel dar algumas dicas:

1- Verifique o histórico da empresa: O primeiro passo é verificar se a empresa que oferece o negócio tem um histórico de bons empreendimentos. Para isso, devem-se pedir referências de loteamentos anteriores e visitá-los.

2- Conheça os detalhes do empreendimento: Em seguida, recomenda-se que se conheçam todos os detalhes do empreendimento em questão: se será um loteamento aberto ou fechado, quando os serviços essenciais estarão instalados e quem irá administrá-los.

3- Visite o local: É preciso visitar o local para conhecer a infraestrutura das ruas, guias, iluminação e verificar se os lotes estão devidamente demarcados.

4- Certifique-se da regularidade do empreendimento: No Registro de Imóveis é possível conferir o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), que confere um "Selo de Regularidade de Aprovação" às obras regulares.

5- Verifique a idoneidade da empresa vendedora: No Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é possível levantar a idoneidade da empresa corretora.

6- Verifique quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida: Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7- Pagamento: Na hora de pagar, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

“Observados todos esses cuidados, investir em imóveis é seguro em qualquer cenário econômico, e em qualquer tempo”, diz Schmeil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário